Ghostwriting: Entenda o que é e como se tornar

Ghostwriting, uma profissão em constante crescimento e com oportunidades de trabalho em diversos setores do mercado de trabalho. 

Nesse texto você terá diversas perguntas respondidas: O que é isso? Como trabalham? Como posso me tornar um Ghost Writer? 

Também receberá diversos aconselhamentos que o ajudarão a entender melhor sobre como você também pode se tornar um escritor fantasma! Mas caso não possua interesse em se tornar um, também será útil caso algum dia precise contratar esse profissional.  

O que é Ghostwriting?

É um processo no qual um Ghost Writer (ou escritor fantasma) escreve textos e vende seus direitos para outra pessoa, abrindo mão de sua autoria sobre eles e mantendo seu anonimato, sendo pago ao fazer isso.

Portanto, a contratação de um Ghost Writer busca não se preocupar com problemas de violação de direitos se for publicado com autoria de outra pessoa, sendo visto como um ponto muito vantajoso para contratantes desse tipo de profissional, e dependendo de seus objetivos, muito vantajoso para o escritor também.  

 

Além disso, um escritor fantasma escreve livros, textos para blogs, apostilas, reestrutura ou traduz textos já escritos por outras pessoas, não se limitando a nenhum segmento específico e sendo pago de acordo com a complexidade do texto a ser escrito.

Segmentos que Ghost Writers atuam 

Sendo considerada uma profissão do futuro não existe uma demanda de textos específica para esse tipo de profissional. Em geral, todos podem acabar precisando do trabalho deste profissional.

  • Saúde
  • Jornalismo
  • Jurídico
  • Entretenimento
  • Entre muitos outros… 

Ou seja, não é necessário ter formação em algum dos ramos da escrita, por mais que isso seja um grande passo, é completamente opcional, portanto, essa área. 

Agora que entendemos o que é Ghostwriting e onde seus profissionais atuam, veremos se realmente vale a pena se tornar um escritor fantasma. 

Por que se tornar um escritor-fantasma?

Existe uma série de vantagens em escolher essa profissão. Vejamos as mais perceptíveis: 

Se manter anônimo

Visto que o Ghost Writer vende os direitos autorais de seus textos, manter a privacidade através do anonimato é algo integral nessa profissão, algo muito valorizado por muitas pessoas.  

Versatilidade no trabalho

Geralmente, escritores fantasmas utilizam empresas terceiras para encontrar oportunidades de trabalho, por isso não precisam entrar diretamente em contato com seu cliente, podendo usar as instruções fornecidas pelo cliente através do anúncio onde encontrou a oportunidade.

Dessa forma, pode exercer sua função de forma objetiva e com autonomia e flexibilidade de localidade e horário. 

Remuneração compatível

A remuneração por fazer Ghostwriting costuma escalar com a complexidade do trabalho, dando liberdade para o redator escolher suas oportunidades de acordo com a preferência e expectativa de ganhos do escritor. 

Com o passar do tempo e o acúmulo de experiência do profissional, a quantidade de ganhos por trabalho costuma aumentar gradativamente, é uma profissão em constante crescimento.  

Infinidade de segmentos

Muitos profissionais caem nas mãos do tédio por conta de suas rotinas repetitivas, lidando com os mesmos problemas e assuntos diariamente, mas o Ghost Writer não corre esse risco! 

Existe um número incontável de ramos que necessitam de alguém para redigir seus textos, por isso, o profissional dessa área pode escrever textos de um assunto específico e pular para outro assunto na próxima oportunidade de trabalho, ou talvez continuar no mesmo ramo, com completa liberdade de escolha. 

Essa liberdade evita o cansaço mental em pessoas que sempre buscam uma mudança, e por conta dos diversos conhecimentos ganhos no processo de pesquisa, também as torna mais inteligentes a longo prazo. 

Mercado em crescimento

Por conta das necessidades nos mais diversos segmentos, Ghostwriting é uma profissão em constante crescimento no mercado. Pessoas estão cada vez mais ocupadas e sem tempo para dedicar seu tempo à escrita, então esse é o melhor momento para fornecer seus serviços. 

Como se tornar um Ghost Writer

Como dito anteriormente, não é necessário ter uma graduação para se tornar profissional, mas não significa que será uma tarefa fácil. É necessário muita leitura, prática, e acima de tudo paciência.

O processo de desenvolver uma nova habilidade pode ser árduo e lento, por isso, continue persistindo, por mais que inicialmente seja difícil enxergar os resultados, eles virão com o tempo se continuar praticando de forma consistente e disciplinada. Aqui estão algumas dicas para evoluir mais rapidamente como escritor: 

Leia diariamente

A leitura recorrente enriquece o repertório e desenvolve os conhecimentos gerais e específicos de acordo com os temas abordados na leitura, também mantém o leitor atualizado caso acompanhe notícias. É um passo fundamental para evoluir como escritor e alcançar oportunidades que forneçam maiores ganhos.   

Pesquise profundamente sobre o assunto a ser escrito

No Ghostwriting é vital que o redator tenha conhecimento sobre o que está sendo escrito para manter a veracidade e qualidade de seus textos, portanto, é ideal que pesquise muito sobre o assunto na qual irá escrever. 

Por mais que seja difícil, não se limite apenas a pesquisas simples, invista em livros, converse com outras pessoas se possível, busque o máximo de informação e inspiração de diversas fontes.

Esses conhecimentos serão trazidos para outros textos, e como em um bola de neve seus textos passarão a ter cada vez mais qualidade! 

Busque pensar pela perspectiva do outro 

Na escrita dos textos é fundamental que tenha uma escrita de qualidade, mas isso não é o suficiente para conquistar os clientes dos seus clientes, é necessário entender as dores deles, a necessidade da pessoa, isso também inclui pesquisar concorrentes para facilitar o entendimento da demanda.

Ou seja, é interessante que busque praticar a empatia no dia a dia. Isso tornará aos poucos, mais fácil encontrar as necessidades das pessoas, facilitando o processo de vender uma ideia ou produto.

Inteligência artificial e Ghostwriting

Com o rápido avanço das inteligências artificiais, é comum que vejam isso como uma ameaça iminente aos profissionais, com medo de que suas capacidades substituam as experiências de anos de um ser humano.

De certa forma, é compreensível que sintam essa angústia perante essa tecnologia, mas esse medo está equivocado!

Por mais que inteligências artificiais sejam capazes de gerar textos sobre assuntos que o usuário requisitar, ela não é capaz de replicar o toque humano de um escritor fantasma.

Contudo, não se pode esperar que seja feito uma requisição para uma inteligência artificial e receba um projeto completo e de qualidade, é necessário tratá-la como uma ferramenta, um facilitador para alcançar um fim.

Então, ela deve ser vista como uma oportunidade para alcançar o sucesso no Ghostwriting, visto que não se pode confiar nos resultados da inteligência artificial por conta própria, também sendo necessário certas noções de escrita para aprimorar o texto fornecido por ela. Ambos são complementos que lhe ajudarão a chegar onde deseja.  

Vamos inventar juntos?

Tá precisando de uma ajuda com a comunicação da sua empresa? De uma agência de publicidade? Um material gráfico ou um projeto web? Ah, Redes Sociais? Sim, facebook também.. nós fazemos!

 

Siga-nos