Amigurumi: Entenda Tudo sobre Amigurumis

Já ouviu falar em Amigurumi? Conhece mas não entende muito bem o que é? Este artigo te explicará tudo sobre essa técnica, sua história, como você também pode se tornar um artesão e criar amigurumis e acima de tudo, te explicará o porquê pode ser benéfico você criar estes bonecos de pelúcia. 

Amigurumi

O que é Amigurumi

Amigurumi é uma técnica de origem japonesa que surgiu por volta dos anos 80, onde o objetivo é criar bonecos de pelúcia feitos de crochê ou tricô, que são dois processos de manipulação de tecidos para desenvolver uma forma específica.  

Com o passar dos anos, a técnica foi ganhando mais popularidade e aumentando sua relevância entre os artesãos, sendo muito bem conhecida e apoiada pelos artesãos contemporâneos.  

Hoje, essa técnica ganhou tanta popularidade pela fofura na simplicidade de seus bonecos que tem uma comemoração própria. Dia 25 de abril, que é comemorado como o Dia do Amigurumi.  

História

Amigurumi, palavra que vem da combinação de duas palavras japonesas, onde “Ami” significa tricô ou malha, e “Nuigurumi” que significa bicho de pelúcia. Assim gerando o bicho de pelúcia feito de tricô, ou melhor, amigurumi! 

Embora tricô e crochê sejam atividades muito mais antigas que os amigurumi, essa técnica foi padronizada nos anos 80 pelo Japão, com foco em atingir os jovens da época. 

A aparência fofa e cativante, com espaço para deixar a criatividade fluir e até para recriar personagens da mídia foi o suficiente para conquistar não só a garotada da época, mas também os adultos em geral.

Então não demorou tanto para que as prateleiras ficassem cheias de pelúcias de tricô e crochê, com o aumento da demanda, foi criada motivação suficiente para revistas de relevância começassem a fazer suas próprias publicações.

As revistas continham majoritariamente conteúdo explicando o movimento amigurumi e outros detalhes mais técnicos nessa arte.

Diversos guias passo-a-passo foram divulgados em língua japonesa, aumentando a demanda e quantidade de produtores a cada dia. Após sua popularização, em 10 de Janeiro de 2002 foi criada a Associação Japonesa de Amigurumi, aumentando o reconhecimento da técnica com mais guias e livros com explicações detalhadas em japonês. 

Após sua fama no Japão, os amigurumis foram se espalhando pelo mundo através da internet. Não aconteceu de forma tão simples como temos hoje com o Google, mas com o acesso a informações muito mais fácil para os padrões da época, e muitas vezes já traduzido. 

Nos dias de hoje a técnica já evoluiu o suficiente para existirem diversos outros tipos de Amigurumi e formatos muito mais criativos. Continue lendo este artigo para conhecer estes formatos e também aprender a fazê-los! 

Tipos de Amigurumi

Garota amigurumi

Os Amigurumis podem ser feitos de forma tematizada para diversas situações. Aparências mais comuns e coloridas para os bebês e crianças mais jovens, não apenas servindo de brinquedo, mas também um apoio emocional para seus momentos de crise. 

Já para a criançada mais velha, é interessante fazer bonecos com uma temática de algo que gostem, como um personagem de jogo, filme, desenho ou qualquer outra forma de mídia que a criança ache divertida.

Os adultos não ficam de fora dessa brincadeira, quem não gosta de decorar os cômodos de sua casa com objetos que aumentem a beleza do lugar? 

Por isso, para um público mais adulto, o ideal é criar bonecos em uma temática um pouco mais séria, mas não precisa fugir de jogos, filmes ou desenhos. Esse tipo de mídia pode agradar esse público também, com conteúdos mais voltados para essa faixa etária. 

Agora que você viu quais tipos de Amigurumi podem ser feitos, está interessado na ideia de fazer os seus próprios, ou talvez até se tornar um artesão ou artesã?  Acompanhe o próximo capítulo deste artigo e aprenda a fazer os bonecos de tricô do seu jeito!  

Porque fazer Amigurumis?

Por mais que sejam pelúcias fofas e podem servir como uma ótima decoração, a pergunta que fica no ar é: Por que tirar do próprio tempo para fazer Amigurumis? 

Além dos motivos já citados, existem alguns benefícios psicológicos que podem ser aproveitados caso pratique regularmente a arte do tricô ou do crochê, como redução do estresse e maior concentração. 

Porém, isso ainda não responde a pergunta do por quê fazer especificamente Amigurumis. Caso você não esteja buscando apenas um hobby ou uma alternativa divertida de preencher sua estante vazia, então você pode gostar da ideia de lucrar com essa técnica. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, o Brasil teve um aumento de empreendedorismo potencial em 70%, e esse aumento continua a crescer com o passar dos anos. Você pode se juntar a eles e se tornar um empreendedor também. 

Se levarmos em conta o crescimento do e-commerce, que está previsto para ter uma enorme expansão até 2027, seu momento para iniciar um negócio é agora!

Caso já trabalhe como artesão por conta própria, não é uma má ideia inserir os Amigurumis em seu negócio. 

Como fazer

Agora chegou o momento de você se tornar o artesão/artesã! Para começar você precisará de alguns itens básicos:

  • uma agulha de crochê ou tricô
  • um fio que seja próprio para fazer amigurumi e que combine com o estilo de boneco de pelúcia que você deseja criar
  • um material para servir de enchimento.

O material de enchimento é muito importante para que seu amigurumi fique leve e macio. É recomendado que use fibra siliconada, mas se quiser pode optar pela lã.

Também é recomendado que você saiba algumas técnicas de tricô ou crochê, mas caso você não tenha nenhuma experiência com essas artes artesanais, não existe limitação alguma.

No começo, é provável que sinta um pouco de dificuldade e ache um processo complicado de se aprender, mas com disciplina e prática você sentirá maior facilidade a cada dia que se passar.

No momento de escolher a agulha, é recomendado que pegue aquela que ficar mais confortável à sua pegada. Não queremos que fique com a mão dolorida durante as horas que estiver desenvolvendo seu Amigurumi. 

Vamos inventar juntos?

Tá precisando de uma ajuda com a comunicação da sua empresa? De uma agência de publicidade? Um material gráfico ou um projeto web? Ah, Redes Sociais? Sim, facebook também.. nós fazemos!

 

Siga-nos