Google é uma empresa globalmente conhecida, é muito provável que todos os usuários da internet tenham usado pelo menos uma vez algum de seus serviços. Apesar da vastidão de funcionalidades e alcance de usuários, poucos conhecem sua história.
Aqui você poderá descobrir a história da empresa, algumas curiosidades, o que ela tem a oferecer, os pontos onde ela errou e principalmente, entender melhor sua ferramenta mais conhecida.
O que é Google?
Google é uma empresa americana de tecnologia fundada em 1998 por Larry Page e Sergey Brin, com o foco de seus serviços e produtos tendo base fundamental na internet. A empresa oferece diversos serviços muito reconhecidos e usados no dia a dia casual e profissional dos usuários da internet.
Dentre os serviços, os mais utilizados são: Gmail, Youtube, Google Drive e Google Meet.
Apesar de que muitos utilizam seus serviços diariamente, poucos sabem o significado do nome Google. Essa palavra vem do termo matemático “googol”, que representa o número 1 seguido de 100 zeros. O número gigante é usado para construir um paralelo entre a vastidão da Web e o objetivo da Google, que consiste em organizar os incontáveis dados espalhados pela internet.
Google Search: Seu guia pela web
Inicialmente os fundadores da Google tinham um objetivo exposto de forma aberta para todos: “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil“. Portanto, desde o início, seu foco era a empresa se voltasse principalmente um serviço, seu mecanismo de pesquisa.
O serviço mais antigo e também mais utilizado da empresa, Google Search, mecanismo de pesquisa que permite o usuário vagar pela Web de forma objetiva. Com cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, esse buscador deixa seus concorrentes para trás de forma avassaladora, que segundo um estudo realizado pelo Semrush com dados de 2022, o sistema de pesquisa da Google tem participação em 75% das visitas no mercado de pesquisa.
Contudo, após o diversos sucessos consecutivos, seu escopo expandiu exponencialmente, indo além de seu objetivo inicial como motor de buscas e desenvolvendo inúmeros outros produtos e softwares como o Google Chrome por exemplo, navegador já com integração com muitas das ferramentas oferecidas pela empresa.
Principais serviços e produtos
Como dito anteriormente, os produtos da Google estão concentrados na internet. Confira a lista dos principais serviços e seus usos:
Gmail
Fundado em 2004, com mais de 1,8 bilhões de usuários, Gmail é um dos serviços de e-mail gratuito mais utilizados do mundo, oferecendo diversas funcionalidades atrativas para um ambiente profissional e pessoal. O Gmail se destaca com sua interface intuitiva, recursos avançados e integração com outros produtos da empresa.
Youtube
Fundado em 2005 e adquirido pela Google em 2006, Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que permite aos usuários carregar, assistir, comentar e compartilhar vídeos, monetizando os criadores de conteúdo com destaque em sua plataforma.
Com o Brasil em 3º lugar como país com mais usuários na plataforma. Hoje essa ferramenta não é só utilizada por muitos como forma de entretenimento, mas também tratada como um segundo emprego para alguns, uma caminho para uma renda extra, talvez até como uma renda principal, seguindo carreira como influenciador digital.
Google Drive
Lançado em 2012, Drive é um serviço de armazenamento em nuvem. Também oferece integração com outros serviços Google, como o Google Docs, Sheets e Slides, facilitando a criação, edição e organização de arquivos.
Google Meet
Lançado em 2017, Meet é uma plataforma de videoconferência que permite realizar reuniões online e chamadas de vídeo. Integrado ao Google Workspace, oferece recursos como compartilhamento de tela, gravação de reuniões e integração com o Google Calendar.
Fracassos do Google
Apesar dos muitos sucessos da empresa, como qualquer outra, a Google não foi diferente e também teve seus fracassos, alguns que serviram para alcançar futuros acertos. Vamos passar por alguns deles:
Orkut
Criado em 2004, o Orkut, uma rede social que inicialmente não foi um fracasso, mas sim um grande sucesso na verdade, até hoje muitos carregam boas lembranças relacionadas a essa rede social que teve um grande impacto, no Brasil principalmente.
Com o repentino surgimento do Facebook, outra rede social que começou a crescer rapidamente, o Orkut foi aos poucos perdendo relevância e se tornando obsoleto. Então, em 2014 a Google tomou a decisão de fechá-lo.
Google Wave
Criado em 2009, Wave era um amálgama de várias funcionalidades de colaboração online, possuindo funcionalidades de wiki, email, envio de mensagens, entre outras utilidades. Porém, apesar de todas essas funcionalidades, o Wave foi considerado não intuitivo e desnecessariamente complicado pelos usuários.
Por conta de toda a turbulência em sua ferramenta desde sua abertura, a Google optou por encerrá-lo, isso ocorreu em 2012.
Google+
Criado em 2011, outra tentativa de rede social. Google estava muito interessada em ganhar espaço no mercado de redes sociais. Por isso, decidiu investir nessa nova possibilidade para bater de frente com as outras redes da época, principalmente o Facebook.
Entretanto, o Google+ não foi muito bem aceito pelos usuários e nunca conseguiu alcançar os resultados esperados de seus investimentos, então, da mesma forma que foi feita com o Orkut, chegaram na conclusão de que a melhor opção seria desativar a rede social, sendo desligada em 2019.
Google Glass
Um dispositivo de realidade aumentada, lançado em 2014, Google Glass é uma lente que é fixada em um dos olhos, a lente possui um pequena tela que fica visível no canto da visão, oferecendo informações gerais como opções de música, mapas, horário, previsão do tempo e outras informações básicas.
Em 2016, sua venda é suspensa por tempo indeterminado, assim encerrando o Glass Explorer Program (nome do programa para vender o aparelho).
Project Ara
Anunciado em 2013, Project Ara foi uma iniciativa da empresa para criar de um dispositivo Smartphone altamente modular, de hardware livre e desenvolvimento aberto, ou seja, o usuário poderia trocar as peças de seu aparelho de forma livre.
O Smartphone possuiria diversos módulos, por exemplo: monitor, teclado, ou baterias extras. Esses módulos poderiam ser encaixados de forma personalizada ao desejo do usuário.
Essa iniciativa buscava reduzir o desperdício eletrônico na constante troca de dispositivos. Porém, apesar da ideia inovadora, o projeto foi descontinuado em 2016.
Google Stadia
Como uma tentativa de entrar no mercado dos jogos, a multinacional, lançou um serviço onde os jogos poderiam ser jogados através da nuvem, ou seja, o jogo estava rodando no armazenamento da empresa e sendo transmitido para o dispositivo do jogador, sem a necessidade de instalar o jogo, apenas uma internet boa.
Stadia teve sua atividade encerrada em 2023, por motivos de alcance de seus serviços e complexidade para adaptar os jogos para sua plataforma, desagradando os jogadores.