Nômade Digital: O Caminho Para a Liberdade

Nômades digitais, pessoas que vivem suas vidas sem se ficarem presos a escritórios ou em localidades fixas. Um movimento que vem crescendo nos últimos anos e se tornando cada vez mais notório para aqueles que buscam alcançar a liberdade geográfica e financeira. 

Aqui você descobrirá o que é um nômade digital, as opções que esse profissional possui em sua carreira, como se tornar tal e poderá descobrir a resposta para a pergunta que não quer calar. Vale a pena se tornar nômade digital?  

Imagem de Nômade Digital

O que é um Nômade Digital

Um trabalhador que usa a tecnologia para realizar seu trabalho remotamente sem restrição geográfica, podendo trabalhar de qualquer lugar do mundo. Ou seja, não estando preso a um escritório ou localidade fixa.

Estilo de vida que de acordo com o g1 está cada vez mais ganhando vida na cultura contemporânea, com estimativa que alcancem 1 bilhão de membros até 2035. Confira a reportagem

Portanto, é um profissional que frequentemente está realizando trabalhos freelance, não possuindo uma renda fixa, mas sendo considerada muito promissora mesmo sem a garantia do recebimento exato por mês.

Nômade digital trabalhando

Isso acontece porque as profissões exercidas por esses profissionais tendem a ter um foco muito mais direcionado para internet, e serviços que estão em constante alta no mercado, com perspectiva de que essa demanda aumente de acordo com o desenvolvimento tecnológico através das gerações. 

Esse profissional precisa sempre estar com seu equipamento à disposição e uma boa conexão com a internet para conseguir exercer seus serviços para seus contratantes. Além disso, é muito importante ter disciplina e controle emocional.  

Caminhos para esse profissional 

Apesar da grande maioria dos nômades digitais ganharem sua renda através de serviços freelance, este é apenas um dos caminhos que esse profissional pode escolher para alcançar sua liberdade geográfica e financeira. Confira os caminhos mais conhecidos:

Freelancer 

Imagem de trabalho freelance

A forma mais comum para se tornar nômade digital, mas ainda assim com uma variedade de profissões para exercer. 

Freelancer é um profissional que realiza um contrato com uma pessoa ou empresa sem vínculo empregatício, portanto, com seu contrato geralmente chegando ao fim no término do projeto que está sendo realizado. 

Dentre as inúmeras opções de carreiras freelance, aqui estão alguns exemplos de carreiras que nômades digitais podem escolher:

  • Editor de vídeos
  • Ghost writer
  • Desenvolvedor
  • Designer ou ilustrador

Trabalhador remoto

Trabalhador remoto

Em oposição ao freelancer, o trabalhador remoto possui vínculo empregatício com alguma empresa, mas realiza suas obrigações remotamente, sem a necessidade de estar em uma localização específica para realizá-la.

Por mais que esse caminho seja uma boa opção, em comparação com o freelancer é um pouco mais difícil encontrar oportunidades de trabalho que permitam essa total liberdade geográfica.

Aqui estão alguns exemplos de carreiras que se enquadram nesse ramo:

  • Tradutor ou intérprete
  • Gestor de mídias sociais
  • Assistente virtual

Empreendedor digital

Empreendedor digital

A opção mais ousada dentre os possíveis caminhos para um nômade digital, o empreendedor. Similar a qualquer outra forma de empreendimento, o empreendedor digital “constrói seu império” utilizando tecnologias digitais e a internet como sua principal ferramenta de trabalho.

Com 3.838.036 de novas empresas abertas no Brasil em 2022 de acordo com o governo federal, essa é uma maneira extremamente promissora e arriscada ao mesmo tempo de alcançar a liberdade geográfica. 

Veja exemplos de carreiras desse ramo:

  • Investidor
  • Dono de e-commerce
  • Professor de cursos digitais

Vale a pena se tornar nômade digital? 

Existem inúmeras razões para aderir ou não a este estilo de vida, mas essas motivações podem variar de pessoa para pessoa, condições financeiras, moradia, família, amigos e infinitas outras barreiras ou incentivos. Portanto, confira os prós e contras desse estilo de vida: 

Prós de se tornar nômade digital 

Dentre as razões para escolher este estilo de vida, uma das mais perceptíveis é a liberdade e flexibilidade. A possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo sem precisar se preocupar com rotinas, acordar cedo ou qualquer outra limitação que uma rotina possa causar. 

Também é interessante citar que por mais que a renda dos nômades digitais não seja fixa, ela tende a aumentar por demanda e nível de experiência. Ou seja, quanto maior for a demanda e quão mais experiente o profissional for, maior será o dinheiro recebido

Aprender novas culturas, línguas, habilidades é mais um dos diversos benefícios que este profissional poderá aproveitar durante suas jornadas. É possível que o profissional até seja pago para trabalhar em outro país.

Por último, para as pessoas com mais introversão, é interessante manter em mente que muitas das carreiras que se pode seguir como nômade digital não tem a necessidade de interação extensiva com os clientes, costumam ser objetivas e direto ao ponto

Contras de se tornar nômade digital

Para muitos, uma renda fixa gera uma sensação de conforto, sabendo que estará sempre recebendo aquela quantia pré definida. Portanto, para estas pessoas, não ter certeza de sua renda pode ser um gerador de ansiedade.

Outro ponto que pode incomodar algumas pessoas é a falta de laço com as pessoas. É possível que você se sinta desencaixado e solitário por não estar próximo de seus conhecidos ou por estar em um lugar totalmente fora de seu costume e cheio de desconhecidos.

Já que o nômade digital cria o seu horário, é possível que termine se sobrecarregando de trabalho, não deixando tempo para lazer ou descanso. Isso pode ocorrer pela ansiedade devido à incerteza financeira, ou por conta do sentimento de culpa que pode ser gerado ao ignorar oportunidades de trabalho. 

Recomendações para alcançar essa carreira

Como um estilo de vida em constante crescimento, é natural que pessoas do mundo todo desejem descobrir a “fórmula secreta” para se tornar um nômade digital. Mas, verdade seja dita, não existe nenhum tipo de mágica ou processo rápido para alcançar esse estilo de vida ou qualquer profissão nesse ramo.

Apesar disso, existem alguns hábitos e comportamentos que definitivamente ajudam a alcançar esse objetivo. Confira algumas recomendações:

Decida seu horário de trabalho

Como você construirá sua rotina de trabalho, é interessante que procure ser organizado e disciplinado na sua decisão, existem diversas ferramentas que ajudam nesse processo, como as da Google, por exemplo. Isso aumentará a produtividade e gerará um hábito.

Escolha as profissões que deseja exercer

Dentre as profissões que um nômade digital pode exercer, escolha aquelas que mais ressoam com a sua pessoa e procure se tornar experiente nelas, exercendo sua profissão em todas as oportunidades possíveis. 

Fazer isso não só lhe deixará mais competente, mas também irá construir um portfólio sólido para futuramente alcançar oportunidades mais vantajosas. 

Planeje o seu destino

Analise bem os destinos que gostaria de visitar, preços, acomodação, acesso à internet. Mantenha em mente que seu trabalho dependerá desses fatores.  

Vamos inventar juntos?

Tá precisando de uma ajuda com a comunicação da sua empresa? De uma agência de publicidade? Um material gráfico ou um projeto web? Ah, Redes Sociais? Sim, facebook também.. nós fazemos!

 

Siga-nos